SOBRE A ANFACER 4.0

O QUE É?

As transformações da economia mundial exigem um novo posicionamento estratégico do setor de Cerâmica brasileiro.

Os desafios e as incertezas  enfrentados pelas  empresas  não têm fronteiras e se tornam cada vez mais rotineiros. 


Ser competitivo tem a ver com a forma de encarar esta realidade e de se reinventar para se adaptar a novas situações. Uma transformação radical esta ocorrendo no processo de industrialização, produção em massa e automação, conhecido como indústria 4.0.  Este processo trará profundos impactos no processo de produção industrial, modelo de negócios, tecnologias e impactos na vida da população mundial.

 

O setor de cerâmica precisa se reinventar dentro deste novo contexto mundial, onde as empresas terão que fazer melhor uso das novas tecnologias disponíveis para serem competitivas internacionalmente. Neste contexto, devemos levar em consideração a inovação e a sustentabilidade, que podem por sua vez, introduzir novos produtos, processos e modelos de negócios que geram menos impacto ambiental e social.

 

A busca por competitividade com sustentabilidade deverão orientar decisões, estratégias e ações do setor de cerâmica, bem como influenciar as ações e posições das empresas industriais brasileiras.

PROGRAMA SUSTENTABILIDADE - ANFACER 4.0

 


Com o intuito de ser um guarda-chuva de ações que busca entender e reestruturar as empresas para o futuro da indústria, o Programa pretende apresentar soluções para aumentar a competitividade e a rentabilidade das empresas através do desenvolvimento e implementação de iniciativas/ações no âmbito do design (produtos), negócios/empreendedorismo (modelo de negócios) e tecnologia (processo), com a audaciosa meta de fazer do setor uma referência internacional.

© 2018 por ANFACER